Segurança & Inteligência Artificial
A automação de envio de e-mails é uma solução eficiente para otimizar processos e reduzir tarefas manuais. O n8n é uma ferramenta de automação baseada em fluxos de trabalho que permite integrar diferentes serviços e automatizar tarefas sem a necessidade de programação complexa.
Neste artigo, exploraremos como configurar um workflow no n8n para enviar e-mails automaticamente, desde a captura de dados até o disparo da mensagem, tornando a comunicação mais ágil e eficiente.
Prepare a Lista de E-mails. Pasta este exemplo estou utilizando o Google Sheets.
Acesse o site n8n.io e realize seu cadastro.
Cadastro realizado com sucesso!
Clique em Start automating
Clique em + Add project para adicionar um projeto.
Defina um nome para o seu projeto, ex: Automação, e clique em Save
Clique em Start from scratch para começar do zero.
Clique em Add first step... para adicionar o primeiro passo.
Pesquise por Google Sheets e clique sobre ele.
Clique em Get row(s) in sheet para Obter linha(s) na planilha.
No campo Credential to connect with clique em + Create new credential para estabelecer a conexão com o Gmail.
Clique em Sign in with Google.
Selecione o seu E-mail.
Clique em Selecionar tudo e prossiga.
Conexão estabelecida com sucesso!
No campo Resource selecione Sheets Within Document.
No campo Document selecione a Planilha com o nome Lista de E-mails.
No campo Sheet selecione a Aba com o nome Página1.
Clique no botão Test step para verificar se os dados da Lista de E-mail são exibidos e se a conexão foi realizada com sucesso!
Resultado do Workflow até o momento! ✅
Clique no sinal de ➕ e pesquise por Loop Over Items (Split in Batches).
Deixe a configuração padrão.
Resultado do Workflow com o Loop Over Items ✅
Clique no sinal de ➕ e pesquise por Split Out.
No input Google Sheets você vai encontrar o valor A E-mail clique sobre ele e Arraste para os campos Fields To Split Out e Fields To Include.
Clique no botão Test step e verifique se o primeiro e-mail da Lista de E-mails foi exibido.
Resultado do Workflow com o Split Out ✅
Clique no sinal de ➕ e pesquise por Gmail.
Clique em Send a message.
No campo Credential to connect with clique em + Create new credential para estabelecer a conexão com o Gmail.
Clique em Sign in with Google.
Selecione o seu E-mail.
Clique em Selecionar tudo e prossiga.
Conexão estabelecida com sucesso!
No input Slipt Out você vai encontrar o valor ['Email'] clique sobre ele e Arraste para o campo To.
No input Google Sheets você vai encontrar o valor Nome clique sobre ele e Arraste para o campo Message, para que você possa personalizar a mensagem de envio.
Você também pode personalizar o nome do destinário adicionando a opção Sender Name.
Clique no botão Test step para realizar um teste de envio.
E-mail enviado com sucesso!
Resultado do Workflow com o Gmail ✅
Clique no sinal de ➕ e pesquise por Wait.
No campo Wait Unit você pode definir o intervalo.
Clique em Test workflow
Aguarde a Execução.
Confira o resultado! 👍