A automação de envio de e-mails é uma solução eficiente para otimizar processos e reduzir tarefas manuais. O n8n é uma ferramenta de automação baseada em fluxos de trabalho que permite integrar diferentes serviços e automatizar tarefas sem a necessidade de programação complexa.

Neste artigo, exploraremos como configurar um workflow no n8n para enviar e-mails automaticamente, desde a captura de dados até o disparo da mensagem, tornando a comunicação mais ágil e eficiente.

Preparação da Planilha e Cadastro no N8N

01 - Passo

Prepare a Lista de E-mails. Pasta este exemplo estou utilizando o Google Sheets.

02 - Passo

Acesse o site n8n.io e realize seu cadastro.

03 - Passo

Cadastro realizado com sucesso!

Clique em Start automating

Criação do Projeto + Workflow com Google Sheets

04 - Passo

Clique em + Add project para adicionar um projeto.

05 - Passo

Defina um nome para o seu projeto, ex: Automação, e clique em Save

06 - Passo

Clique em Start from scratch para começar do zero.

07 - Passo

Clique em Add first step... para adicionar o primeiro passo.

08 - Passo

Pesquise por Google Sheets e clique sobre ele.

09 - Passo

Clique em Get row(s) in sheet para Obter linha(s) na planilha.

10 - Passo

No campo Credential to connect with clique em + Create new credential para estabelecer a conexão com o Gmail.

11 - Passo

Clique em Sign in with Google.

12 - Passo

Selecione o seu E-mail.

13 - Passo

Clique em Selecionar tudo e prossiga.

14 - Passo

Conexão estabelecida com sucesso!

15 - Passo

No campo Resource selecione Sheets Within Document.

16 - Passo

No campo Document selecione a Planilha com o nome Lista de E-mails.

17 - Passo

No campo Sheet selecione a Aba com o nome Página1.

18 - Passo

Clique no botão Test step para verificar se os dados da Lista de E-mail são exibidos e se a conexão foi realizada com sucesso!

19 - Passo

Resultado do Workflow até o momento! ✅

Criação de um Looping do Workflow

20 - Passo

Clique no sinal de e pesquise por Loop Over Items (Split in Batches).

21 - Passo

Deixe a configuração padrão.

22 - Passo

Resultado do Workflow com o Loop Over Items

23 - Passo

Clique no sinal de e pesquise por Split Out.

  • O principal objetivo do Split Out é separar os valores de cada linha da planilha Lista de E-mails para utilizar no fluxo.

24 - Passo

No input Google Sheets você vai encontrar o valor A E-mail clique sobre ele e Arraste para os campos Fields To Split Out e Fields To Include.

25 - Passo

Clique no botão Test step e verifique se o primeiro e-mail da Lista de E-mails foi exibido.

26 - Passo

Resultado do Workflow com o Split Out

Workflow com Gmail

27 - Passo

Clique no sinal de e pesquise por Gmail.

28 - Passo

Clique em Send a message.

29 - Passo

No campo Credential to connect with clique em + Create new credential para estabelecer a conexão com o Gmail.

30 - Passo

Clique em Sign in with Google.

31 - Passo

Selecione o seu E-mail.

32 - Passo

Clique em Selecionar tudo e prossiga.

33 - Passo

Conexão estabelecida com sucesso!

34 - Passo

No input Slipt Out você vai encontrar o valor ['Email'] clique sobre ele e Arraste para o campo To.

No input Google Sheets você vai encontrar o valor Nome clique sobre ele e Arraste para o campo Message, para que você possa personalizar a mensagem de envio.

Você também pode personalizar o nome do destinário adicionando a opção Sender Name.

35 - Passo

Clique no botão Test step para realizar um teste de envio.

36 - Passo

E-mail enviado com sucesso!

37 - Passo

Resultado do Workflow com o Gmail

38 - Passo

Clique no sinal de e pesquise por Wait.

  • O principal objetivo do Wait é definir um intervalo de envio entre os e-mails para evitar que seja classificado com SPAM por exemplo.

39 - Passo

No campo Wait Unit você pode definir o intervalo.

40 - Passo

Clique em Test workflow

41 - Passo

Aguarde a Execução.

42 - Passo

Confira o resultado! 👍


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  Autor

Marcos Henrique

 São Paulo/SP



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